terça-feira, 21 de abril de 2015

Um novo conceito do Jornalismo


Por Walley Rodrigues

O uso do blog por meio jornalístico no Brasil e no mundo
Os blogs oferecem a oportunidade de se expressar e de opinar o que bem entender 
e é muito de fácil e fazer e manter.
Podemos afirmar que já é certo o sucesso que este meio de opinião está fazendo, e vem tomando espaço nos últimos anos na web, e tem se adentrado nos meios jornalísticos com grande impacto como a atualização da notícia.
O segredo deste meio, é de quem o faz; a palavra chave é a criatividade, também a dedicação e persistência no trabalho, e também de superar os obstáculos do dia a dia.

Os blogs são registros na Worl Wide Web desde 1997, quando proliferaram na rede; e  tem sido dos mais variados gêneros,como: diários pessoais, protestos, projetos, propaganda e notícias dos bastidores dos meios de comunicação.
Todos com a necessidade de compartilhar uma ideia ou compartilhar uma história para qualquer internauta disposto a participar ou não com comentários. Os blogs tomaram tal proporção que muitos meios da imprensa tradicional tem proibido os jornalistas de seu quadro funcional de manter um nas páginas da web. '' O New York Times por exemplo, proíbe os jornalistas de manter blogs relacionados à sua área de atuação.'' E precisam de autorização da redação do jornal para criar um blog sobre quaisquer outros assuntos. Nesse sentido, a imprensa norte-americana vive uma crise de identidade, tomando atitudes pouco democráticas com relação aos blogs jornalísticos.
A história desses blogs demonstra que esse poderoso instrumento de comunicação tem abalado as rotinas produtivas dos meios de comunicação de massa.

 Este impacto e uso dos blogs no mundo corporativo é recente no Brasil também.
Devido à interatividade o blog vem conquistando um terreno novo na internet e está sendo adotado por organizações jornalísticas 
como ferramenta corporativa de comunicação e divulgação de informações estratégicas.
Visando contribuir para a geração de conhecimento a cerca da aplicação do blog pelas empresas jornalísticas brasileiras, este artigo propõe uma análise das características desta ferramenta, através de pesquisa aplicada nos blogs disponíveis nos sites do jornal ‘O Globo’, do programa ‘Fantástico’ da TV Globo e 
das revistas ‘Super Interessante’ e ‘Você S/A’, 
 publicadas pela Editora Abril.

Acompanhe no site abaixo, um debate sobre a explosão do blogs jornalísticos no Brasil:
http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/globo-debate-explosao-dos-blogs-jornalisticos-4584315
http://oglobo.globo.com/  http://super.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário