terça-feira, 26 de maio de 2015

A vida de um mineiro

                                                                                                                               Por Walley Rodrigues
Mineiro bão de prosa 

 Você conhece algum mineirinho ou já teve o privilégio de conhecer o lindo Estado de Minas Gerais?
Certamente você já deve ter ouvido falar de como é a vida de um mineiro né? De que mineiro é esperto, é namorador, observa tudo, come quieto, mas enfim; diga-se também que mineiro é ''bão de prosa por demais'', então resolvi contar à vocês como é a vida de nós mineiros, neste Estado tão maravilhoso e hospitaleiro.
Sou de uma tranquila cidadezinha de aproximadamente 6 mil habitantes, mas isto é verdade minha gente! É uma cidade bem pequenininha mesmo, a placa de boas vindas é a mesma de volte sempre.
Ela fica bem pertinho da Serra da Mantiqueira, das cidades de águas hidrominerais, próxima a cidade do ET, que você com certeza já deve ter ouvido falar, e claro, estamos pertinho também da cidade do Rei Pelé, agora nossa capital Berlizonte, xiiii está longe pá daná!
Lá em Soledade de Minas, meu querido município, tudo é festa, todo mundo conhece todo mundo.
Pra começar, lá cinco horas da manhã o galo já está cantando, até parece uma disputa, o galo da vizinha grita daqui, o galo da rua de baixo grita do outro e o galo da rua de cima grita mais alto.
O melhor são os causos estrambólicos que cada um tem pra contar,e época de quaresma então o bicho pega! 
Ônibus circular não existe na cidade, então o melhor a fazer é andar a pé pelas ruas e se sentar na praça do coreto.
Benzedeira aqui é o que não falta, cura caxumba, olho gordo, quebrante e até ''acarma os espirto''. 
Final de semana aqui, não tem shopping, baladinha, parque de diversão, aqui o povo todo se junta, um pega a viola, outro a sanfona, e a turma  já vai cantando um modão, já chama um desconhecido para dançar forró e ele aceita, já faz amizade, já convida pro batizado do filho e nisso o sol nasce e o povo está ali foliando no meio da rua.
Passar férias em Soledade é a melhor coisa do mundo, já que não tem praia, bóra pra represa, rio, lagoa, córrego, cachoeira e leva a caixa de cerveja que vai ter história pra contar.
A atração lá é ficar na porta de casa vendo as pessoas passarem, e de repente passar uma carroça na rua e logo depois uma galinha perdida, mas logo o dono acha, por que a notícia no alto falante da igreja já foi avisada.
Comida aqui é sempre com fartura, tem ridiqueza não; só tem uma coisa que é muito bom lembrar, se você for na casa de 20 pessoas visitar, você tem que tomar um cafezim na casa das 20, senão eles falam que você é soberbo. Isso quando não é arroz doce, pão de queijo, bolão de fubá, broa, doce de cidra e biscoito.
A cidade é pequenininha mas é cheia de morro viu, mas não se preocupe, se você frochar no meio do caminho,pode pedir um góle d'agua em qualquer casa na rua, que ninguém vai te negar. E não se esqueça de cumprimentar as pessoas mais velhas por onde você passar, mesmo que você não as conheça, eles adoram e vão falar pra todo mundo que você é educadinho.
Ah! você vai gostar também de passear de Maria Fumaça e caso você for, vai na janela, pra ir dando tchau para as pessoas que forem passando, afinal você é educadinho!
Já está com saudades de Soledade? então espera só o homem da banana passar na rua, ou o homem do doce de leite, dos queijos, assim você aproveita e leva um pedacinho da gente na sua mala.
Não fique com vontade, venha visitar Soledade. Aqui é bão demais sô!

https://www.google.com.br/maps?q=soledade+de+minas&bav=on.2,or.r_cp.&bvm=bv.93990622,d.eXY&biw=1366&bih=626&dpr=1&gs_rn=64&gs_ri=psy-ab&tok=edeiA6WQg2xZddIgWEhNGQ&cp=10&gs_id=7e&xhr=t&um=1&ie=UTF-8&sa=X&ei=nR9lVZzbD8GpNvecg7AE&sqi=2&ved=0CAYQ_AUoAQ

5 comentários:

  1. Muito bacana. Falar do espírito mineiro é uma arte.

    ResponderExcluir
  2. PARABENS!!!! ADOREI, É BOM SABR QUE MORAMOS EM UM LUGAR QUE AINDA Á UM PARAISO

    ResponderExcluir
  3. Adorei Walley, se eu já estava com vontade de ir conhecer esse lugar, agora ainda mais...!!! Abraço querido!!

    ResponderExcluir
  4. Oia Mineirinho, eu já conheço esse povo, mas VC escrevendo dá até pra imaginà como deve se, e não é diferente dos otro lugar que já fui, ai nas Minas Gerais!!!

    ResponderExcluir
  5. Aaameeei amoor. É bem desse jeito mesmo :p Parabens..

    ResponderExcluir